Programa e Proposta

PROPOSTA PEDAGÓGICA

O projeto pedagógico da Escola de Educação Infantil Pampeano é o Projeto Optmist, que tem como principal objetivo alcançar a formação completa e integral dos alunos, por meio de aprendizagens oportunas, oferecendo uma rica e organizada estimulação, para que alcancem, de acordo com as condições pessoais, níveis ótimos de de maturidade neurológica, de desenvolvimento e aprendizagem. Essa formação completa, integral, que possibilita o pleno desenvolvimento da personalidade, é trabalhada nos seguintes aspectos:

- Desenvolvimento físico-orgânico: Por meio de atividades físicas e neuromotoras estimula-se o desenvolvimento motor e sensorial, o que facilita uma correta organização neurológica e facilita atitudes de superação pessoal, entre outras. Recentes pesquisas mostram que os primeiros anos de vida de uma pessoa são de importância decisiva para o desenvolvimento neurológico.

- Desenvolvimento Intelectual: Aproveitando sua curiosidade natural e incentivando a interação com seu entorno procuramos proporcionar conhecimentos, aprendizagens instrumentais básicas e os primeiros hábitos de trabalho.

- Educação da Vontade: procura-se aqui a formação das virtudes. O projeto incentiva a criança a cuidar detalhes de ordem, iniciativa, sinceridade, obediência, limpeza, autonomia, zelo pelos materiais, delicadeza e qualidade humana no comportamento.

- Desenvolvimento afetivo e social: A educação escolar colabora para o aprimoramento das capacidades e atitudes necessárias para a integração na sociedade. Nosso programa educativo promove o desenvolvimento da autoestima e da segurança pessoal, de forma positiva e acolhedora.

 Trata-se de permitir que as capacidades naturais que podem ser desenvolvidas, tenham esta oportunidade através da educação, fazendo que aquilo que desejamos que a criança aprenda seja agradável e divertido para ela. Quando se empregam as técnicas adequadas ao seu nível de desenvolvimento, a criança se diverte com sua aprendizagem e colabora com entusiasmo e interesse. São ofericidas as crianças numerosas ocasiões de colocar em prática seu potencial de aprendizagem (tanto físico como intelectual, afetivo e volitivo) no período de maior plasticidade neurológica e psicológica nos melhor período, no qual essas aprendizagens são adquiridas com maior rapidez, naturalidade e satisfação. A criança recebe os estímulos necessários, com as técnicas mais apropriadas e no período de tempo mais favorável. Este é o sentido das metodologias específicas do Projeto Optimist.  

Protagonismo dos Pais

O papel dos pais no processo das aprendizagens oportunas é primordial. Nos anos da educação infantil, como em qualquer etapa da educação, é muito importante que a ação educativa dos pais, esteja de acordo com a que se realiza no âmbito da escola. Além disso, as crianças que têm apoio familiar apresentam maior capacidade de adptação, de solução de problemas, de aprendizagem, brincam mais e relacionam-se melhor com seus iguais. No Pampeano promovemos encontros freqüentes entre a educadora e os pais, bem como cursos e palestras dentro de um programa de formação para os pais dos nossos alunos. 

A Professora, mediadora dos processos de aprendizagem dos alunos

Em nossa escola a professoa é a promotora de um desenvolvimento completo de cada aluno, com uma função educadora dirigida à totalidade da pessoa e não apenas à dimensão cognitiva. Para desempenhar bem sua tarefa reflete sobre seu próprio trabalho e sobre as formas de aprimorá-lo com atitude de formação permanente e disposição para o trabalho em equipe. Dentro desta perspectiva não assiste como espectadora o desenvolvimento da criança, mas é facilitadora de seus descobrimentos.

2011 Pampeano. Escola de Educação Infantil Pampeano. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por krgdesign