Educação Personalizada

layout styles

A Educação Personalizada, adotada na Escola Pampeano, é um modelo educacional que fundamenta sua tarefa educativa na formação integral de cada aluno como ser pessoal e social.

Considerada a espinha dorsal de todo o nosso projeto educativo, orienta todo o trabalho escolar: currículo, qualificação e capacitação do corpo docente e demais profissionais, planejamentos de aula, estrutura física, jogos e brincadeiras etc.

Na Educação Personalizada, pais, professores, alunos e funcionários unem-se em uma verdadeira comunidade educativa.



Pilares da Educação Personalizada

Formação integral da pessoa, nas suas cinco dimensões (física, intelectual, volitiva, afetiva e transcendente).

Os pais como os primeiros e principais educadores: a integração família-escola, cada qual cumprindo o papel que lhe cabe, é fundamental para o sucesso do projeto educacional.

Excelência humana e acadêmica: a escola investe na formação continuada de seus professores e funcionários para que possam exercer com qualidade e profissionalismo um serviço cada vez melhor.



Inglês Diário

layout styles

Nos primeiros anos da infância, o cérebro tem uma plasticidade que permite ouvir e discriminar uma infinidade de sons, o que facilita especialmente o aprendizado de um novo idioma.
A obtenção do segundo idioma acontece de forma simples e lúdica, pois a criança aprende em conjunto com a língua materna por meio de brincadeiras, jogos, hiatórias, cantos, vídeos, entre outros recursos.



Esta aquisição acontece pela mudança do idioma em sala, o que possibilita um aprendizado por imersão. Em sala de aula, a professora fala somente em Inglês diariamente e as auxiliares ajudam nessa comunicação durante as atividades.
Toda a rotina dessa aula é voltada ao Centro de Interesse (tema do mês) utilizado pela professora regente, o que para a criança é muito significativo e familiar e, por isso, a assimilação da segunda língua torna-se natural.

As duas coleções de livros utilizados em nossa escola são importadas e foram elaboradas especificamente para atender às escolas de Educação Personalizada, que utilizam o Projeto Optimist. São elas: Hello Sally e Magic Dragon. As crianças aprendem a comunicar-se naturalmente em inglês.



Psicomotricidade diária

layout styles

A Psicomotricidade diária desenvolve toda a parte motora da criança, por meio de circuitos que trabalham padrões de movimentos diferenciados por idade, como: engatinhar, arrastar, saltar, pular, equilibrar-se etc.
Ela é chave para interação entre pensamento e movimento (por diferentes entradas sensoriais), organização temporal, consciência corporal, lateralidade, motivação e atenção.



Essa atividade contribui para a organização cerebral por meio da interação entre corpo, movimento e inteligência. Essa integração harmônica favorece a formação de conexões neuronais, pois o cérebro está pronto para receber e estruturar os estímulos adequados ao período sensitivo da criança.

Os resultados são vistos em todas as dimensões do aluno, desde o seu desenvolvimento físico, passando por sua autoestima, relações sociais até o amadurecimento cognitivo, que se revela por meio da leitura, do raciocínio lógico-matemático, da grafia etc.



Musicalização

layout styles

A musicalização na educação infantil é uma ferramenta muito importante, pois contribui para a integração e assimilação do conhecimento e favorece o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, ritmo, memória, atenção, concentração, corporalidade e respeito ao próximo.

Na Escola Pampeano, a musicalização acontece semanalmente com brincadeiras que incluem música, movimento e brinquedos rítmicos.

Além de todos os recursos musicais, o planejamento das aulas é voltado para cada faixa etária e suas necessidades específicas, sempre em conjunto com o Centro de Interesse trabalhado no mês.

layout styles

Aula de Violino

Acontecem nas terças-feiras das 9h30min às 11h30min e são oferecidas, gratuitamente, para os alunos a partir de 3 anos.



Alimentação saudável

layout styles

A alimentação das crianças no Pampeano tem dois objetivos principais: a educação nutricional e a formação de bons hábitos.
Sob essa perspectiva, diversas atividades pedagógicas são realizadas para que as crianças conheçam e prefiram os alimentos com maior valor nutricional.



A hora das refeições, tanto em casa quanto na escola, constitui uma excelente oportunidade de incentivar a criança, segundo a sua idade e suas possibilidades, a experimentar novos alimentos, a desenvolver sua autonomia, a saber esperar a sua vez, a guardar os utensílios no lugar, a permanecer sentada à mesa pelo tempo necessário para todos os colegas (e em casa, todos da família) fazerem a refeição, entre outros bons hábitos importantes para toda a vida.

Na Escola Pampeano, além de balanceada e saborosa, as refeições são cuidadosamente preparadas na cozinha da própria escola por profissionais treinados de acordo com as novas regras de segurança alimentar. O cardápio diversificado é elaborado semanalmente por nutricionista.

A escola divulga semanalmente o cardápio aos pais, que podem acompanhar o que será servido aos alunos em cada dia da semana.

Em sintonia com as diretrizes do novo Guia Alimentar para a População Brasileira, o qual recomenda que a base da alimentação seja formada por alimentos in natura ou minimamente processados, damos preferência aos alimentos frescos, sem a utilização de conservantes, corantes artificiais ou realçadores de sabor.



Além disso, utilizamos:

ingredientes integrais no cardápio;

reduzido teor de gorduras, sal e açúcar;

frutas frescas e de excelente procedência, devidamente selecionadas e sanitizadas;

sucos nutritivos e saborosos;

atenção especial para crianças com alergias ou intolerâncias (cardápios especiais para crianças com intolerância a algum alimento)

cardápio diversificado



Preceptorias

layout styles

As preceptorias são um dos itens mais fundamentais para a Educação Personalizada. Elas podem ser definidas como encontros trimestrais, feitas individualmente entre a professora regente e os pais de cada aluno. Nesses encontros, os pais recebem uma ajuda da professora para que possam compreender e incentivar melhor as necessidades da criança, de modo individual. Trata-se de um assessoramento educativo-familiar, no qual a escola desenvolve e atualiza o Plano Pessoal de Melhora (PPM) de cada aluno, em estreita sintonia com seus pais.



Nas preceptorias, é possível personalizar a atividade educativa a ser desenvolvida com o aluno na escola, pois cabe também à família indicar caminhos necessários para a formação integral de seus filhos em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, volitiva (bons hábitos) e transcendente.

As crianças na Educação Infantil estão em pleno processo de formação humana e necessitam de estímulos e técnicas corretos, no momento apropriado para seu melhor desenvolvimento.

Por isso, é essencial a sintonia entre escola e família para que haja uma unidade educacional entre o ambiente escolar e o familiar. Se essas duas esferas falam a "mesma língua", a criança se desenvolve de forma plena, coesa e com resultados mais tangíveis e eficazes.



Formação dos pais

layout styles

No projeto educacional do Pampeano, os pais possuem papel fundamental na educação dos filhos. Por isso, além das preceptorias individuais, possuímos um ciclo permanente de palestras sobre educação e comportamento durante todo o ano.

Nestes encontros os pais têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e de refletir sobre diferentes aspectos da formação integral de seus filhos, tais como: exercício das virtudes, exercício da autoridade, diálogo do casal para a educação dos filhos, conhecimento do temperamento de cada filho para proporcionar uma educação personalizada e positiva, entre outros.



Além disso, esses momentos propiciam rica troca de experiências entre as famílias que integram a comunidade educativa e favorecem a criação de laços de amizade.

Os palestrantes convidados são profissionais de diversas áreas com experiência em educação, orientação familiar ou qualquer outro assunto de interesse do nosso projeto.

Os investimentos da Escola Pampeano na formação dos pais, tem como principal objetivo colaborar para que eles exerçam cada vez melhor o seu papel de primeiros e principais educadores de seus filhos.



Formação dos professores

layout styles

A Escola Pampeano considera essencial para seu projeto educativo que todos os seus professores sejam pessoas bem formadas e que tenham um constante desejo de melhorar como pessoa e como profissionais.

A formação continuada do corpo docente garante um aprimoramento das práticas pedagógicas como também da formação humana, além de aprimorar cada vez mais o modelo de Educação Personalizada.



Realizamos encontros periódicos para que todos os profissionais que trabalham no Pampeano tenham uma aprofundada formação em sua área e também recebam informações sobre as virtudes que irão trabalhar com as crianças em sala de aula, em consonância com os valores ensinados pelas famílias.



Ferramentas de aprendizagem (Bits)

layout styles

Os BITS são estratégias pedagógicas adotadas com exclusividade pelas escolas parceiros do Solar Colégios. Através dessa estratégia são proporcionados à criança, uma grande quantidade de estímulos lúdicos.

Trabalhamos com três grupos de bits: imagens/palavras, números/quantidades e de inteligência. O primeiro auxilia na aquisição de linguagem, trabalhando memorização e concentração; o segundo trabalha quantificação e sequência numérica; e o terceiro, objetiva a ampliação do vocabulário da criança por meio de conhecimentos gerais.



Os BITS objetivam alcançar informações ricas e complexas, estimulando a atenção, memória visual e auditiva. Também contribuem para o fortalecimento da rede neuronal, favorecendo o aumento da capacidade de retenção da informação. Isso faz com que a criança consiga relacionar as informações por intermédio da criação de conexões que propiciam futuros conhecimentos. Além de enriquecer o vocabulário, a linguagem e o raciocínio lógico-matemático, a criança aprende brincando.